top of page
   AULAS   
Veja as opções que a Contraponto oferece para você!

Violão

 

O violão é o primeiro instrumento musical da maioria dos músicos. É indicado para crianças de 8 a “80” anos! Por ser um instrumento acústico, torna-se muito versátil pela facilidade de levá-lo a qualquer lugar. E o investimento no instrumento pode ser considerado relativamente baixo, dependendo, é claro, do modelo e marca escolhidos. Versatilidade é a marca registrada do violão. Com ele podemos tocar rock, pop, samba, sertanejo, gospel... ou seja, praticamente todos os estilos musicais!

Guitarra

 

Solos, riffs, distorções e melodias são a alma da guitarra. É indicado para adolescentes e adultos que já têm um conhecimento prévio de violão, mas nada impede que o aluno comece seus estudos por ela. A guitarra necessita de um amplificador e, posteriormente, alguns pedais de efeitos (distorções, reverber, delay, etc). Hoje pode-se comprar guitarra e amplificador por valores relativamente baixos. A guitarra está presente nos solos alucinantes do rock, assim como nas maravilhosas melodias da MPB.

Contrabaixo

 

O contrabaixo dá alma para a música. É ele quem segura as melodias graves e quem faz a “cama” para a guitarra e voz poderem trabalhar livremente. O contrabaixo é indicado para adolescentes e adultos com algum conhecimento musical. Assim como a guitarra, o contrabaixo necessita de um amplificador para seu funcionamento. Hoje em dia, encontram-se instrumentos e amplificadores a um excelente custo-benefício. O contrabaixo está presente em todos os estilos musicais, desde 1951, quando foi criado por Leo Fender (sim, o mesmo das guitarras Fender!).

Flauta Doce

 

A Flauta Doce é o instrumento mais adequado para a iniciação musical. É indicado para crianças a partir de 8 anos por ser um instrumento pequeno, leve e de fácil execução, sem contar que pode ser levado para qualquer lugar. Como a Flauta Doce não requer força muscular para tocar, é ideal para a iniciação musical de crianças. Além disso, é um ótimo instrumento para se aprender a leitura e a escrita musical. Uma Flauta Doce de boa qualidade pode ser adquirida por um custo baixíssimo. Seu repertório vai desde músicas clássicas até o pop!

Bateria

 

A bateria é o coração de uma banda, o pulso de uma música. É ela que dá o andamento e o ritmo para a canção. Somente ouvindo o som da bateria podemos identificar se a música é um samba, um reggae ou uma valsa, por exemplo. Esse instrumento requer muita coordenação motora e pode ser um grande exercício para o desenvolvimento de tal habilidade. A bateria tem a função de manter o tempo e o ritmo e, juntamente com o contrabaixo, fazem aquele “groove” que tanto amamos. Aquele som que nos contagia e não nos deixa ficar parados!

Teclado

 

Muitas pessoas começam sua vida musical pelo teclado. Muito versátil e didático, o instrumento é perfeito para a iniciação musical, pois suas teclas estão todas visíveis, o que facilita o entendimento, e não exige força muscular, como as cordas. Com sua versatilidade podemos tocar desde uma peça barroca até uma opera rock! Como o teclado tem muitos timbres diferentes, podemos usá-lo em praticamente todos os estilos musicais. Pode ser tocado em conjunto com outros instrumentos ou em um recital apenas para piano. As possibilidades desse instrumento são infinitas!

Canto

 

A voz é o primeiro instrumento musical de todo o ser humano. Nascemos com o poder de emitir sons, falar e cantar. Assim como os demais instrumentos, a voz precisa ser trabalhada para que possamos atingir sua máxima eficiência, seja falada ou cantada. As aulas de canto e técnicas vocais vêm para sanar esse campo. Com exercícios de respiração, relaxamento e, claro, muito canto, você pode mudar sua voz de “cantor de chuveiro” para “vocalista”! Só depende de você!

Violino

 

O violino é um instrumento melódico da família das cordas friccionadas, sendo o mais agudo da sua família. Comumente ouvido na música erudita, o violino tem entrada em vários gêneros musicais como no country americano, em músicas celtas, em naipes de cordas que acompanham MPB, disco music, pop, rock... As possibilidades de utilização desse instrumento são infinitas!

Violoncelo

Violoncelo

 

Esse gigante de quatro cordas é considerado o segundo maior instrumento da família do violino e surgiu da vontade de tocar as notas mais profundas, por isso possui uma sonoridade muito grave e expressiva. Sendo explorado tanto em quartetos de cordas quanto em orquestras sinfônicas, ganhou popularidade nas composições de grandes nomes da música como Beethoven e Bach.

Image by Jornada Produtora

Ukulelê

 

Ukulelê é um instrumento musical português levado para o Havaí, local onde recebeu este nome, por imigrantes trabalhadores do cultivo de cana de açúcar. Em havaiano, significa "pulga saltitante".
Geralmente tocado com os dedos ou com palheta, é construído com madeira e normalmente com quatro cordas de materiais sintéticos como nylon e outros.
Além de ter sido utilizado na música tradicional havaiana, também é encontrado nas produções norte americanas pós segunda guerra e atualmente em muitas músicas brasileiras!

Teoria e Percepção

 

O curso de Teoria e Percepção busca sanar uma lacuna que, mais cedo ou mais tarde, acaba aparecendo na vida do músico autodidata. É indicado para jovens e adultos que tocam seu instrumento, seja ele qual for, e querem aprender sobre a teoria por trás da prática. Entraremos no campo da leitura e escrita musical, escalas, intervalos, análise, etc. Esse curso não requer nenhum investimento em instrumento, mas sim em um caderno pautado e muito lápis e borracha!

bottom of page